Talvez sim, pois a maioria dos advogados, em algum momento de sua vida estudantil e/ou profissional, já compartilhou com os ideais que nortearam a criação da “XI de Agosto”. Eu também já simpatizei com a “XI de Agosto”.
Afinal, era integrada por Advogados de destaque em nosso Estado ou fora dele.
Não é por outra razão que saiu vitoriosa em quase todas as eleições nos últimos 20 anos. Sequer houve oposição em algumas eleições recentes.
Mas o que vemos hoje, é que a “XI de Agosto” tornou a OAB/PR um feudo. Sim, um feudo, porque os cargos são loteados entre pessoas e/ou alguns escritórios. Basta que se verifique os nomes – ou sobrenomes - da atual gestão da OAB/PR e os candidatos à próxima gestão, que faremos uma terrível constatação.
Há troca de cargos, entre sócios e/ou parentes, Diretor vira Conselheiro, Conselheiro vira Diretor.
Este loteamento, entretanto, acabou por descontentar os verdadeiros idealistas que ainda existem na “XI de Agosto”, e as reclamações já floreiam.
Algumas ainda com certa inibição, pois como idealistas que são, buscam proteger a instituição “XI de Agosto”.
Esta falta de alternância de poder na “XI de Agosto”, que foi levada para o interior da OAB/PR, acabou por deteriorar um dos princípios básicos da democracia.
Ora, fácil constatar que um administrador ou governante, perpetuado no poder, não terá grandes desafios, pois acredita que não há opositores organizados politicamente para lhe fazer frente. Assim, sua administração se torna simples continuísmo.
É exatamente isto o que está ocorrendo na OAB/PR. A “XI de Agosto” não acredita que o Advogado paranaense possa se organizar politicamente, de forma a lhe fazer sombra. A eleição já estaria garantida. Talvez por esta razão que já houve jantares - patrocinados por alguns escritórios -, “fechamento” de casa noturna, etc.
Senhores Advogados, para concluir, não somente a OAB/PR precisa mudar. A “XI de Agosto” também.
Assim, votar na chapa OAB-PR UNIDA – A ORDEM PELO ADVOGADO não significa votar contra a “XI de Agosto”.
Seu voto será para uma nova Ordem. A OAB/PR PELO ADVOGADO.
Aliás, a alternância de poder será benéfica para todos, a “XI de Agosto” inclusive.
Altair Santana da Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário