sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Afinal, o que o jovem advogado quer?

Mas, e as festas?! Afinal, o grupo situacionista desde 1971 (xi de agosto) realizou uma grande – e dispendiosa - festa para o lançamento de seu comitê jovem! Em seguida, outra festa, ainda mais cara e fechada (“entrada apenas para convidados”). Ora, não seriam as festas atos simbólicos importantes? Investimento necessário para qualquer campanha que pretenda ser bem sucedida? Honestamente, cremos que não.

A Chapa OAB Unida não realizou festas para os advogados iniciantes por um motivo muito simples: não há razão para comemorarmos o tratamento dispensado pela OAB/PR ao jovem advogado.

A imperiosa valorização deste profissional não está na promoção de festas caras em badaladas casas noturnas, ocasião na qual o debate de idéias é suprimido propositadamente pelo lamentável panis et circense. Acreditar que tudo se resolve na “balada” é diminuir a envergadura do próprio advogado.

Aliás, há muito a OAB/PR, comandada pelo mesmo grupo, sem a necessária, salutar e democrática alternância de poder, trata o jovem advogado com a inaceitável seriedade de uma festa!

Não basta conceder um pífio desconto de 10% (dez por cento) na anuidade e promover uma palestra mensal[1]. Frise-se que a OAB/PR é uma entidade sem fins lucrativos que dispõe de um superávit de 17 milhões de reais[2]! Portanto, o que é ofertado aos jovens advogados é pouco!

O que a Ordem dos Advogados pode fazer pelos jovens advogados do Estado do Paraná? O que esses jovens advogados precisam para se consolidar no mercado? Quais os meios para qualificá-los, torná-los mais produtivos e, consequentemente, mais bem remunerados?

Indispensável a criação de políticas institucionais concretas como: i) redução proporcional da anuidade em função do tempo de inscrição; ii) descontos adicionais na anuidade através da participação em palestras e oficinas de capacitação; iii) criação de programas e convênios que possibilitem a prática forense exigida em concursos públicos; iv) criação de um canal composto por advogados experientes para auxílio do jovem advogado tanto em relação ao cumprimento de suas prerrogativas profissionais quanto a dúvidas sobre a prática cotidiana da advocacia, dentre outras propostas idealizadas pela Chapa OAB Unida.

Urge a integração do jovem advogado com a OAB/PR!

Deste modo, não convidamos os jovens advogados para festas.

Pelo contrário, desejamos que cada jovem advogado nos ajude a mudar os rumos da OABPR, dando um basta no continuísmo pelo continuísmo. É necessário que você, jovem advogado, possa discutir e integrar verdadeiramente a OABPR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário